sábado, 22 de maio de 2010

A última sugestão de fim-de-semana

Festival da Natureza

Nesta derradeira sugestão de fim-de-semana, deixo-vos uma notícia, retirada da edição online de 22 de Maio do Jornal do Algarve, que dá conta do início do Festival da Natureza. Com o Verão à porta, e com a abertura oficial da época festivaleira, um evento diferente. Fica a notícia.

"Durante duas semanas a Almargem vai promover mais de 30 iniciativas que irão mostrar o que de melhor o Algarve tem em termos de espaços e valores naturais. Atividades diversas e com uma forte componente pedagógica e sensibilizadora sobre a biodiversidade da região e a importância da sua preservação.

A associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem) vai realizar a primeira edição do Festival da Natureza a partir deste fim-de-semana. Para o efeito, a organização preparou um programa de atividades multifacetado que vão trabalhar os temas da flora, fauna e habitats existentes no Algarve.

Passeios pedestres, peddypapers, safaris fotográficos, palestras, espetáculos musicais e outras atividades vão decorrer em 15 concelhos algarvios até 6 de Junho.

O programa prossegue a partir de sexta-feira, dia 28, com uma palestra de Norberto Santo sobre os cogumelos do Algarve, pelas 17h30, em local ainda a anunciar. No mesmo dia, as Caldas de Monchique vão ser o ponto de encontro com Gonçalo Figueira para enveredar na “Busca de pirilampos na Serra de Monchique”, a partir das 20h30.

No sábado, dia 29 as atenções vão dividir-se entre Albufeira, Faro e Querença. Pelas 8h45 Pedro Range irá explicar “A vida de uma praia rochosa”, na Praia Olhos de Água, junto à rampa de apoio à pesca. João Ministro irá estar pelas 9h00 na Ponte da Passagem da Benémola, em Querença, para uma sessão de anilhagem de aves. A vida dos répteis vai ser descortinada no mesmo dia por João Palmeira, a partir das 9h30 na entrada principal do Campus de Gambelas, em Faro. Para o final da tarde, pelas 18h00, o convite é para conhecer os morcegos do Vale da Benémola. O ponto de encontro é o Largo da Igreja de Querença e esta atividade será dirigida por Tiago Marques.

As Aves da Ria Formosa não ficaram esquecidas e caberá a Miguel Mendes dá-las a conhecer no dia 30, a partir das 9h30. O Parque de Estacionamento da Ilha de Faro é o ponto de encontro dos participantes desta atividade. À mesma hora, em Vila Real de Santo António arranca o Peddy-paper Ambiental para pais e filhos. O Farol de Vila Real de Santo António é o ponto de encontro. No mesmo dia estão ainda programadas atividades sobre a biodiversidade no Garrão, na Praia do Ancão, e em Aljezur uma atividade sobre charnecas, medos e arribas da Carrapateira. Em São Brás de Alportel vai realizar-se um percurso pedestre na zona de Parizes no dia 3 de Junho, dia em que também se desafia a conhecer mais sobre os moinhos de maré em Lagoa.

A vida numa ribeira, o mundo dos insetos e aranhas, os habitats da península de Sagres, a Ria de Alvor e as grutas de Lagos são outros dos temas e locais que vão ser trabalhados durante este Festival da Natureza.

Todas as atividades necessitam de inscrição prévia estando as informações adicionais disponíveis no site: www.almargem.org."

Sem comentários:

Enviar um comentário