quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ecopontos Marítimos

A Rede de Ecopontos Marítimos, um projecto pioneiro do Município de Cascais para recolha dos resíduos resultantes da pesca e náutica de recreio, foi finalista do Prémio Ideias Verdes tendo recebido uma menção honrosa.

Na sequência do sucesso da recolha de resíduos de pesca e náutica de recreio através da colocação de um Ecoponto Marítimo junto à Baía de Cascais por iniciativa da Agência Cascais Atlântico, num projecto que foi distinguido no âmbito da 3ª edição do Prémio Ideias Verdes, foi lançada uma rede nacional destes dispositivos. A Rede de Ecopontos Marítimos pretende contribuir para a “diminuição do impacto negativo das substâncias perigosas nos Oceanos, através da sensibilização e educação da população para as questões ambientais e reaproveitamento de resíduos”.

A curto-prazo está planeada a instalação de 3 novas unidades, uma na Marina de Cascais, outra na Nazaré e uma última na Quinta do Lorde, na Madeira. Cada unidade será constituída por uma estrutura de contraplacado marítimo e inox para a deposição de resíduos que vão desde pilhas, óleos, baterias, embalagens contaminadas a filtros de óleos provenientes de navios. Prevê-se que estes equipamentos permitam a recolha de mais de mil litros de óleo mensalmente e contribuindo para a limpeza de mil metros cúbicos de água. O Ideias Verdes é um concurso organizado anualmente pela Fundação Luso e Sojornal-Jornal Expresso que tem como objectivo distinguir projectos inovadores e relevantes na área do Ambiente a nível nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário