terça-feira, 4 de maio de 2010

Novos desenvolvimentos acerca do derrame de petróleo no Golfo do México

IRÃO OFERECE AJUDA A EUA PARA EVITAR MARÉ NEGRA

Os Estados Unidos da America receberam uma inesperada ajuda do Irão para lutar contra a maré negra que ameaça as costas de três estados americanos. O director da companhia nacional de prospecção iraniana, ao manifestar a disponibilidade do seu país para ajudar Washington, foi categórico em garantir ter os peritos capazes de conter uma das maiores tragédias ecológicas de sempre.
Os especialistas iranianos da indústria petrolifera, na área da prospecção, podem ajudar a conter a fuga provocada pelo naufrágio da plataforma no Golfo do México e evitar um desastre ecológico naquela parte do mundo. O Irão tem um longa e sólida experiência no dominio em causa.
A oferta do Irão, que não obteve resposta, ocorre no momento em que a maré negra se aproxima das costas do Luisiana, cujo Governador declarou já o estado de emergência tendo em conta os danos ecológicos e ambientais provocados pela maré negra até então. Idêntica atitude foi também tomada pelos governadores dos estados da Florida e do Alabama.
O responsável pela Administração Nacional Oceânica e Ambiental anunciou ontem amplas restrições de pesca desde as águas do Lusiana, no delta do Mississipi até à Baía de Pensacola, na Florida. Isto enquanto prosseguem os esforços para controlar a maré negra provocada pelo derrame, no dia 22 de Abril, a 70 km das costas americanas, da plataforma petrolífera da companhia britânica BP que lança diáriamente no Golfo do México 800 mil litros de petróleo.
Ontem, através de um comunicado, a empresa britânica anunciou que irá pagar todos os custos necessários para a limpeza da maré negra. A BP assume a responsabilidade da resposta à maré negra.

Vasco Jara e Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário