segunda-feira, 19 de abril de 2010

Valormed

Quando já não precisamos dos medicamentos ou quando chegam ao final do seu prazo de validade, devem ser encaminhados correctamente.
São resíduos que podem ter um impacto no ambiente e também em ultima instancia na nossa saúde.
Em Portugal já há relativamente 10 anos que há uma solução, em que podemos recolher os medicamentos de nossa casa e entregar em qualquer farmácia comunitária. Assim, os medicamentos vão sempre ter um impacto positivo na nossa saúde quer no seu inicio quer no seu fim de vida.


A recolha da Valormed é precisamente indicada para os medicamentos que já não estamos a utilizar e de facto, pela especificidade do medicamento não só enquanto tal mas também enquanto resíduo, surge esta necessidade de uma reciclagem específica.
A indústria farmacêutica associou-se a distribuidores e farmácias, surgindo a Valormed, sociedade responsável pela gestão dos resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso. O material recolhido passa por um processo de triagem, sendo reencaminhados para reciclagem todo o material de embalagem susceptível deste tipo de tratamento ambiental .

Qualquer cidadão pode fazer parte deste processo, basta que guarde os medicamentos em local seguro e apropriado, mantendo-os dentro das embalagens para depois entregar numa farmácia.
Residuos abrangidos:

-medicamentos de uso humano;

-medicamentos de uso veterinario;

-outros produtos equiparaveis

Estes residuos são precisamente de âmbito domestico, mas ja há também uma recolha a nível hospitalar, ou seja, todos os residuos que se recolhem de farmacias hospitalares publicas e privadas, e que obedecem a regras estabelecidas por despacho.

Sem comentários:

Enviar um comentário