quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pontos de Abastecimento para veículos eléctricos

AUTO-ESTRADAS A PENSAR NOS CARROS ELÉCTRICOS

O novo regime da mobilidade prevê mais pontos de carregamento destes veículos no qual a EDP vai deter pelo menos 51% da gestão da rede. Este plano prevê que em 2011 já haja 1.350 postos de abastecimento eléctrico em todo o País.
As estações de serviço nas autoestradas terão de ter pelo menos dois pontos de carregamento rápido para veículos eléctricos. Em causa está o Decreto-Lei publicado em Diário da República.
Para instalar pontos de carregamento deste género é necessária uma licença que é válida por quinze anos e prorrogáveis por igual período.
Segundo o regime jurídico da mobilidade eléctrica, os novos edifícios de habitação que tiverem garagem terão de ter também um ponto de carregamento normal para cada lugar de estacionamento. Nas garagens de prédios antigos é admitida a instalação por qualquer condómino ou arrendatário. Estão ainda previstos incentivos à compra veículos eléctricos no valor de cinco mil euros (ou 6.500 euros em troca do carro de abate) para os primeiros cinco mil compradores portugueses.
Entretanto, a EDP Distribuição vai deter pelo menos 51% da sociedade gestora da rede de mobilidade eléctrica, podendo outras entidades públicas e privadas adquirir o restante capital social em participação até 5 ou 10%.

Vasco Jara e Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário