segunda-feira, 26 de abril de 2010

Observatório da Realidade (2)

Hoje deixo-vos aqui uma notícia transcrita da edição online do DN de hoje, sobre a emissão dos gases com efeito de estufa emitidos por Portugal, dentro do enquadramento traçado pelo Protocolo de Quioto. Boa semana para todos!

Emissões de CO2 baixam mas ainda estão acima do previsto

Quioto Os gases com efeito de estufa lançados por Portugal para a atmosfera estão a diminuir e em 2008 ficaram 1,6% abaixo dos valores do ano anterior. Mas, mesmo assim, o País continua a exceder em 5% a meta internacional estipulada pelo protocolo de Quioto.
Até 2012, Portugal poderia emitir mais 27% de gases poluentes do que em 1990, o ano de referência de todas as previsões do acordo de Quioto. Mas, ao longo dos anos, a meta foi sendo ultrapassada, tendo já estado nos 42% e encontrando-se no final de 2008 nos 32%.
O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, sublinha contudo que a avaliação de Quioto será feita apenas no final de 2012 e que, até lá, haverá forma de corrigir este excesso. À agência Lusa Humberto Rosa salienta que a economia portuguesa está mais "descarbonizada" (mais limpa e menos produtora de carbono), e que hoje, por cada unidade de riqueza produzida, libertam-se menos emissões de CO2. E lembra que desde 2005 há uma descida sustentada da quantidade de gases com efeito de estufa.
Além disso, diz o Governo, Portugal dispõe de um instrumento adicional de cumprimento de Quioto que é o Fundo Português de Carbono, que permite pagar este excesso de poluição. "Se continuarmos a reduzir emissões e não as deixarmos subir acima do nível onde estão agora, temos na mão o cumprimento de Quioto."

Sem comentários:

Enviar um comentário