segunda-feira, 26 de abril de 2010

Técnicos da ONU vigiam Portugal

Caros colegas passo a expor uma noticia que saiu hoje, num jornal, e pareceu-me interessante partilhar:

"Técnicos da ONU vigiam Portugal"

As Nações Unidas (ONU) vão vigiar Portugal bem de perto durante esta semana. A missão consiste em analisar as políticas nacionais na área do ambiente. Nos próximos dias, vários técnicos estarão no País para vericar como são monitorizadas as emissões de gases com efeito de estufa nos vários sectores, avançou ontem o secretário de Estado do Ambiente. "As visitas são feitas com alguma regularidade e temos tido boas notas em termos da robustez com que verificamos as nossas emissões", referiu ontem à agência Lusa Humberto Rosa.
Durante a estadia em Portugal, os peritos das Nações Unidas vão contactar técnicos dos serviços portugueses de modo a proceder à "verificação técnica da adequação" com que são monitorizadas as emissões de gases nos diferentes sectores, a forma como foi feito o relatório de Portugal sobre a situação e a "robustez dos dados" apresentados, explicou ainda o secretário de Estado.

Cabe aqui explicar de forma sucinta e tendo por base a noticia acima o que se entende por efeito estufa. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global. O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Organização das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente,diz que a maior parte deste aquecimento,observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.
Os gases de estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx) absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».

Sem comentários:

Enviar um comentário