terça-feira, 20 de abril de 2010

SEJA AMIGO DO AMBIENTE A BEBER CAFÉ

Não é recente a preocupação de empresas como a Delta Cafés e a Nestlé (Nespresso) em produzir e comercializar café em máquinas cada vez mais ecológicas e de origem o mais sustentável possível.

São vários os esforços empregues pelas referidas empresas com o intuito de reduzir a pegada ecológica. A Delta Cafés considera fundamental que a distribuição do produto possa ser feita de modo a rentabilizar a frota logística de que a marca dispõe. Possui igualmente um sistema desenvolvido de reciclagem que torna possível o reaproveitamento dos recursos da marca, recursos tecnológicos e até mesmo humanos.

No que toca à Nestlé (Nespresso), a posição é semelhante, foi lançado, recentemente, um projecto denominado por ‘Ecolaboration’ que visa implementar sistemas cujo objectivo vai ao encontro do incremento da capacidade da empresa em reciclar as cápsulas usadas pelos seus clientes, em 75 por cento.

Ecolaboration’ é um projecto que se orienta por três pilares fundamentais:

1. Aquisição de café de alta qualidade sustentável;

2. Reciclagem das suas cápsulas, pondo à disposição dos seus clientes os respectivos pontos de recolha;

3. Esforço contínuo pelo aperfeiçoamento das máquinas de café, para que estas sejam cada vez mais ecológicas.

A Nestlé não se limitou a abraçar este projecto, mas tratou de assumir três compromissos até 2013:

a) Adquirir 80% dos seu café através do Programa de Café Nespresso AAA Sustainable Quality (Programa para a qualidade sustentável), incluindo a certificação das explorações por parte da Rainforest Alliance;

b) Pôr em prática sistemas para triplicar a sua capacidade de reciclagem de cápsulas usadas em 75%;

c) Reduzir em 20% a pegada de carbono de uma chávena de Nespresso, tendo em conta todo o processo desde a exploração de café até à chávena.

Torna-se cada vez mais imperativa e urgente a adopção de estratégias nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável. Igual relevância deverá ser atribuída a empresas como a Delta Cafés e a Nestlé, que não só abraçaram a causa ambiental, como ainda tentam consciencializar os seus clientes. Só deste modo se conseguirão conjugar as componentes do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, a sustentabilidade ambiental, económica e sociopolítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário